Comunicação eficiente: o segredo para o sucesso

A comunicação é responsável por transmitir uma mensagem de forma com que o ouvinte seja capaz de compreender o conteúdo transmitido. Derivada do latim, o termo comunicação (“communicare”) significa “partilhar, participar de algo, tornar comum”, sendo, portanto, um elemento essencial da interação social humana.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Project Management Institute Brasil (PMI), 76% de 300 grandes empresas, definem a comunicação no ambiente de trabalho como o principal motivo de fracasso de diversas atividades propostas. (fonte) Nós seres humanos somos altamente relacionáveis, o que torna a comunicação fundamental no nosso cotidiano. Mas será que estamos sabendo nos comunicar de maneira eficiente?

Comunicar-se com eficiência é o fator primordial nas relações tanto no mercado de trabalho quanto na vida pessoal. Ao contrário, uma má comunicação pode arruinar seus negócios e levá-lo ao total fracasso.

Com o passar dos anos, as atividades do cotidiano vem ficando cada vez mais complicadas, como vivemos em sociedade é de extrema importância nos comunicarmos, mas o que não percebemos é que essas atividades podem ficar menos complicadas se nós mesmos descomplicarmos. Muitas das vezes a troca de informações se torna um trabalho e tanto, ou por que não sabemos como transmitir o conteúdo na mensagem ou por que a forma do outro entender é diferente da nossa.

Nas empresas a demanda de informações passadas diariamente pelos seus interlocutores é maior e imprescindível. Por isso é preciso estar atento tanto na hora de passar como receber uma informação. Uma boa comunicação no ambiente de trabalho evita que informações sejam divulgadas de forma inadequada. (fonte)

Para uma comunicação eficiente é aconselhável conhecer melhor as pessoas, saber como elas pensam e agem para estabelecer uma ligação com elas. Além disso, seja um bom ouvinte. Lembre-se, a comunicação é uma mão de via dupla.

Pessoas que não costumam escutar seus colegas tendem a despertar desinteresse e acabam sendo excluídas de certas conversas ou até mesmo reuniões no escritório. (fonte)

Ninguém trabalha sozinho, então busque aprimorar seus pensamentos e ao dividir suas ideias procure compreender as ideias dos outros também. Tanto na comunicação com os colegas de trabalho quanto em conversas com os clientes, saber comunicar –  se diminui o tempo de fala e aumenta o tempo de produção, afinal os clientes nos contratam por um único motivo: resultados. Então, nada de perder tempo em conversas em que nenhum dos dois chegam a acordo algum, uma melhora na comunicação contribui para propor soluções, expor ideias, explicar estratégias, fazer acordos, etc, de maneira clara e objetiva.

Para o aumento da eficiência na comunicação, saber se expressar de forma correta é essencial. Não dá pra se comunicar de qualquer forma e deixar ambiguidades no ar não é mesmo? Certifique – se de que seu interlocutor esteja compreendendo as palavras no contexto correto do que deseja argumentar, sem deixar espaço para que te interpretem da maneira errada.

Não importa o tamanho da sua empresa ou o serviço que presta, é essencial saber falar com os clientes, fornecedores, funcionários, sócios e demais pessoas. Se utilize de linguagem adequada, de nada adianta usar vocabulário robusto e querer “falar bonito” se quem está ouvindo não está compreendendo. A melhor linguagem é aquela que dá pra entender.

Seja objetivo, direto e claro, nada de “encher linguiça” e entendiar o receptor da mensagem. Outra dica fundamental é prestar atenção em sua linguagem corporal. Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, por exemplo, constatou que num processo de comunicação 38% de uma mensagem é transmitida pela voz, enquanto 55% se dá pela linguagem corporal e apenas 7% é transmitida por meio de palavras. (fonte)

Tenha uma opinião formada sobre cada assunto que deseja debater, ao expor uma ideia é preciso passar segurança sobre o que está falando. Imagine que você está vendendo um software para um cliente que entende do assunto, ele não é leigo então será mais difícil convencê-lo. Para isso, você terá que estar preparado para todas as possíveis perguntas.

Mas pra quem tem pensamento forte o impossível é só questão de opinião. (Chorão)

A comunicação diz muito sobre relacionamentos, saiba relacionar- se, escolha o momento certo para chamar atenção, fazer uma crítica. Analise se sua crítica é necessária e se será de bom tom para sua posição, saiba colocar – se no lugar do outro. Tenha empatia, saiba manter o bom humor mas sem exageros. Equilíbrio é a palavra chave das relações.

E por último mas não menos importante, tenha educação. Não atropele a fala do outro, se estiver em reunião aguarde a fala do outro ou do grupo, peça a palavra no final e tenha atenção para não acabar fugindo do assunto. Mantenha o foco sempre.

A comunicação é extremamente poderosa, podendo lhe promover sucesso e reconhecimento, que são umas das coisas mais buscadas na sociedade, se usada corretamente lhe fará alcançar muitos objetivos, como aquele cargo desejado ou impulsionar o crescimento da empresa, tudo depende da forma como a utiliza. O problema na comunicação está em quem está comunicando.

 

 

 

 

 

 

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